quinta-feira, 2 de abril de 2009

HISTÓRICO

No dia 09 de Outubro de 1948, na casa nº 32 da Vila 3, na Colônia de Curupaiti, residência do Sr.Geraldo José Fidelis, reuniram-se os irmãos Guerino Russo, Manoel Franco de Souza e Fernando Silveira de Moraes, juntamente com o Sr. Geraldo, com os corações transbordando de imensa alegria cristã, fundaram o Centro Espírita Filhos de Deus.

Marcaram assim, o início de uma jornada por si mesma vitoriosa, visto que, ali ficaram estabelecidas as bases de uma instituição calcadas nas obras imorredouras de ALLAN KARDEC. Por sua própria denominação, demarcaram bem os propósitos da novel Casa de Caridade ali estabelecida, visto que visava acima de tudo, desfraldar dentro da Colônia de Curupaiti, a bandeira da Doutrina Espírita. E tal acontecia, porque os “trabalhadores da primeira hora”, achavam que os internados nesse nosocômio também eram FILHOS DE DEUS, e necessitavam mais do que ninguém, desfrutar do privilégio de um centro espírita, para poderem melhor compreender, através do estudo dessa doutrina abençoada, os verdadeiros propósitos de DEUS, nosso Pai e Criador, que em suas leis sábias e justas, embora, por alguns, mal compreendidas, dá a cada um de nós, de acordo com as nossas necessidades espirituais, aquilo que nos convém durante a nossa romagem terrena a que estamos sujeitos.

Assim, por exemplo, a ocorrência do mal de Hansen, um entre os muitos males que nos acometem, era, sem sombra de dúvidas, uma pro
va dolorosa, trazendo aos que, por ele eram atingidos, uma situação bastante delicada, uma expiação bastante incômoda, porém necessária, exigindo uma conformação a toda prova, pedindo de todos uma dose especial de resignação fora do comum.

Somente através da explicação sobre as sucessivas vidas ou reencarnações que poderemos entender o porquê de tanto sofrimento!

A DOUTRINA ESPÍRITA é consoladora e nos dá as respostas necessárias! Os internos da Colônia de Curupaiti não eram também FILHOS DE DEUS? De um PAI AMOROSO, MISERICORDIOSO, SÁBIO E JUSTO?

Guerino Russo e Manoel Franco já haviam feit
o em Curupaiti, diversas tentativas de fundação de um Centro Espírita, sendo sempre impedidos de concretizar , pois sofriam a intevenção de representante de uma outra religião local. Porém havia a necessidade de colher-se pelo menos 50 assinaturas de internados, que simpatizassem com a idéia, a fim de que, a direção da Colônia permitisse sua instalação. Aquele dois irmãos puseram-se em campo, numa peregrinação cautelosa. Porque não desejavam transparecer a quem não convinha, quais os propósitos que os moviam.

Com uma lista no bolso, nosso irmão Manoel Franco, abordava um interno e, numa conversa informal, indagava dele o que achava da possív
el fundação de um Centro espírita na Colônia de Curupaiti. Se a resposta fosse negativa, desconversava e dava o assunto por encerrado; se a resposta fosse positiva, tirava o papel do bolso e pedia ao Simpatizante que pusesse sua assinatura na petição já preparada.

Assim sendo, agindo cautelosamente, para não de
ixar transparecer os propósitos que os moviam, dentro em pouco conseguiram uma lista não com 50 assinaturas, mas sim, com 150 assinaturas.

Procurando ganhar tempo “na corrida”, encaminharam a petição à direção da Colônia, ao mesmo tempo em que mandavam registrar,em cartório, os primitivos estatutos do Centro Espírita Filhos de Deus.

1ª Diretoria
:

Presidente – Manoel Pereira de Azevedo
Secretário – Antonio Rodrigues de Oliveira
Tesoureiro- Geraldo José Fidelis

Nesse período houve o desencarne do irmão Guerino Russo, que era o Presidente, assumindo assim o irmão Manoel Pereira de Oliveira.

O primeiro grupo mediúnico foi formado pelos companheiros: Abílio Marques Ferreira, José de Souza Neves, Osvaldo Meurer e Onório Be
rgardin.

Em 1956, o então presidente Manoel Franco de Souza convida o companheiro Amazonas Hércules para secretário, em substituição ao companheiro Paulo Farias Correa, desde então tivemos presente nessa Casa o sr. Amazonas Hércules, que desencarnou em 29 de Abril de 2004 aos 92 anos de idade. Portanto, 48 anos de dedicação integral ao Centro Espírita Filhos de Deus. (parte do histórico extraído dos docume
ntos do CEFD).